7 dicas comprovadas para aliviar o estresse

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O estresse está presente na vida de todos e é visto como vilão por muitas pessoas. Mas será que ele só tem malefícios?

O que é estresse e como aliviar os males que ele pode causar na nossa vida?

O estresse é uma reação a um acontecimento ou estímulo. Não se trata de sentimento ou emoção. Ele aparece e ajuda a preparar o corpo para enfrentar os desafios do dia a dia,  onde será preciso “lutar ou fugir” (algumas vezes nos paralisa).

 

Isso vem desde o início dos tempos, lá atrás, no tempo das cavernas. A História mostra e os estudos científicos comprovam.

O estresse nos coloca em estado de alerta dos perigos. Isso nos dá a condição, por exemplo, de agir rápido numa situação de perigo. Por exemplo, se temos que frear repentinamente o carro quando passa uma pessoa na frente.

Se conseguirmos mudar a percepção do que é o estresse, poderemos aproveitá-lo  a nosso favor. Saberemos que ele é nosso aliado para enfrentar os desafios da vida com garra.

Em excesso e, quando entendemos o estresse como prejudicial, coisa ruim, essa visão já muda tudo. E assim, o prejuízo para a pessoa passa a ser maior. Pensamento gera sentimento, que gera ação!! Dependendo do pensamento, a ação ou reação pode ser positiva ou não.

Devemos estar atentos à quantidade de estresse e quando ele se torna muito intenso.

E ter sempre um ritual de alívio e relaxamento.

7 dicas para aliviar o estresse

Pense e selecione sua melhor maneira de aliviar e reduzir o estresse ou o excesso dele.

Algumas dicas para inspirar:

1- alimente-se bem, um corpo bem nutrido responde melhor aos desafios

2- respire profundamente e preste atenção a esse movimento, desligue-se um pouco

3- pratique yoga, ela ajuda a se desconectar dos problemas rotineiros e a desenvolver maior clareza de estar presente e focado no”hoje”

4- sorria, é uma atitude que não combina com preocupação. Muito difícil unir sorriso com estresse

5- faça atividade física. Fazer atividade física, mesmo que uma simples caminhada, ajuda a relaxar os músculos e ativar hormônio do bem estar

6- fique próximo da Natureza. Ela faz bem à Saúde e  mantêm equilíbrio entre corpo e mente.

7- junte-se  aos amigos e familiares. O estresse, de acordo com estudo realizado nos Estados Unidos e analisado pela Psicóloga de saúde Kelly McGonigal, nos torna sociável.

Isso porque ativa o neuro-hormônio oxitocina, responsável por ajustar instintos sociais do cérebro. Saiba mais em https://mentalidadedecrescimento.com.br/o-que-e-estresse/

Nessa palestra podemos entender o poder de conhecer o funcionamento do estresse em nosso corpo e nos beneficiar disso no dia a dia.

 

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Bora lá!

#115anos

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