Pesquisa diz como homem de 50 anos pode reduzir risco de AVC

Tempo de leitura: 2 minutos

É homem e sedentário? Tem 50 anos ou mais? Medo de ter um AVC?

Ótima notícia para você.

Pesquisadores da Noruega acabam de trazer um estudo que mostra que nunca é tarde para iniciar um programa de exercício, sair do sedentarismo e ganhar mais saúde.

Erik Prestgaard, médico do departamento de cardiologia do Hospital Universitário de Oslo, disse que mesmo depois de muito tempo de inatividade, a pessoa pode diminuir em 50% o risco de ter um AVC.

Com 50 anos de idade, um homem mudando seu estilo de vida e se exercitando passa a ter uma vida saudável.

Por outro lado, não mudar, faz aumentar muito o risco da doença.

Assuma o controle

Quem não assume o controle da sua saúde, fica a mercê das circunstâncias e pode ter muitos problemas sérios ao longo da vida.

Conhecimento é poder. Ele nos leva a mudanças significativas, só podemos mudar o que conhecemos, diz Dr. Erik.

A Public Health England, advertiu sobre uma “epidemia de inatividade”.

Os pesquisadores noruegueses rastrearam 2.000 homens entre 40 e 60 anos, começando na década de 1970. Eles foram inicialmente monitorados por sete anos para ver como seus hábitos de exercício mudaram.

A maioria dos participantes – 65 por cento – tornou-se menos ativos nesses sete anos, e apenas 35 por cento adotaram mais exercícios no dia a dia.

Os pesquisadores os seguiram por mais 23 anos, período em que um em cada oito teve um acidente vascular cerebral (AVC).

Aqueles que aumentaram seu exercício foram 56 por cento menos propensos a ter um acidente vascular cerebral em comparação com aqueles que se tornaram mais inativos. Isso porque o exercício melhora as condições cardio respiratórias em homem de meia idade.

Cerca de 100 mil britânicos têm um AVC a cada ano.

Dr. Erik lembra, “se você está em boa forma quando tiver 50 anos, você não pode deixar de trabalhar e manter o que você tem. Você tem que continuar “.

Opções para iniciar

Ter um grupo de amigos para começar na atividade física pode ser bastante interessante, afinal ajuda a dar aquele apoio quando dá aquela preguicinha.

Mas se a turma ainda não existe que tal montar a sua ou encontrá-la nas ruas, parques e praças, onde muitas pessoas buscam atividades simples como uma caminhada por exemplo.

Aqui no Blog falamos sobre aquelas academias ao ar livre, veja http://www.comonaoengordo.com.br/academia-ao-ar-livre-e-economia-certa/

É opção barata e eficiente, que ajuda bastante a dar os primeiros passos na nova vida.

Se essa informação foi útil para você comente e compartilhe com seus amigos.

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *